
O salmista fala de um "coração quebrantado" e de um "espírito oprimido" (Sl.34.18). Sentimos o coração quebrantado quando alguém rompe um relacionamento conosco, e o espírito oprimido resulta da dor de causar um rompimento, quer seja com Deus, quer seja com outro ser humano.
A mulher que sente o coração quebrantado é em certo aspecto, "vítima" de atos intencionais ou não de alguém. O coração quebrantado pode ser resultante de abandono, de rejeição, de opressão, de abuso e até mesmo de morte. Não importa qual seja a causa, a pessoa sente-se arrasada, como se sua vida tivesse sido despedaçada. A partir disso, costumam surgir outras outras três reações: medo, solidão e desespero. De certa forma o coração quebrantado é sinônimo de "espírito quebrantado", quando se perde a vontade de viver de amar e de confiar.
Uma das atribuições mais importantes do Messias, à qual Jesus dedicou-se seriamente (Lc. 4.18), era "curar os quebrantados de coração" (Is.61.1-3), Jesus abordou de maneira bastante específica, em muitas ocasiões, a natureza de um coração quebrantado. Ele lidou com o medo (Mc.5.36), a rejeição e a sensação de isolamento (Jo. 14.16), o desespero e a perda de vontade (Jo.14.1).
A mulher de c oração quebrantado é curada quando escolher novamente crer acreditar que sobreviverá, acreditar que vai amar de novo, acreditar que Deus tem um plano e um propósito futuros para sua vida e acreditar que Deus estará sempre ao seu lado, até nos momentos mais sombrios de sua dor e sofrimento (Jr.29.11-14). Ao aceitar plenamente a promessa de Cristo Jesus de curar seu coração quebrantado, ela encontrará forças para estender a mão para outros, certa de que Deus ainda tem "algo novo" para ela (Lm.1.22-24).
Queridas Deus sabe de tudo o que está acontecendo em sua vida, aproveite tudo isto para crescer e se fortalecer, Deus está e sempre estará com você.
Deus as abençoe.
Sandra Ribeiro
Comentários
Postar um comentário